Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Agradecimento a Colega Tyara ! Críticas & Sugestões







OR I i



Ouvir os pares, contribui com a iluminação do longo caminho chamado prática científica, nos permite pela troca de conhecimentos, identificar no percurso "sombras para descanços e reflexões" e claro, informações valiosas e oportunas.

Obrigada Tyara !


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Convite à Crítica, Contribuição, Conhecimento ! Sejam Muito Bem Vindos!


Estimados Colegas !


Conforme orientação da aula de hoje, sejam muito bem vindos a este blog !


Agradeço críticas, sugestões, contribuições, elogios, conhecimentos, construção coletiva !


Forte abraço a todos.

Continuação da Postagem de 09/05/10 Conceitos & Conflitos nas Definições de CI - Opinion Paper FCI


Nesta oportunidade, registro que o texto de Borko traz uma “definição” de Ciência da Informação ampla, porém, pertinente e rica em sub-conceitos. Não poderia ser diferente, já que estamos diante da amplitude, complexidade, transversalidade e essencialidade que o termo Informação representa.


Ciência da Informação é uma ciência interdisciplinar que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam o fluxo e uso da informação, e as técnicas, ambas, manuais e mecânicas, do processamento da informação para otimizar o armazenamento, recuperação e disseminação. (Borko,1968).


O que me chama a atenção nesta definição é a inclusão do termo uso da informação. Borko propõe a atenção às forças (macroambiente e microambiente) que governam o fluxo e uso da informação. Concordo, pois o uso da informação deve ser cuidadosamente tratado dentro do escopo de estudos da Ciência da Informação. O usuário é o provedor de resultados. Muitas vezes os estudos se detém aos processos, as técnicas e deixam em segundo plano ou pior, simplesmente desconsideram o usuário da informação em planejamentos e desenvolvimentos de sistemas, focam a informação, como objeto principal, mas, quem está gerando a informação ? Quem está recebendo a informação? Para que? Que decisões serão tomadas a partir da recepção, interpretação e disseminação da informação? Se não estudarmos o USO da informação corremos o risco de vivermos imersos em um “oceano” de informação sem valia.


Quanto ao conteúdo de Wersig & Neveling registro que pude identificar talvez a origem das causas de problemas muito comuns em grandes organizações sejam públicas ou privadas. O excesso de processos e sistemas de informação que não se convergem, que não trocam informação entre si e que geram uma realidade técnica e institucional difícil de ser gerenciada, cara e de baixo valor estratégico para as atividades fins e negócios de uma organização. Quando os autores revelam que “[...] cada participante da discussão poderia concordar na eventual existência de algo chamado “ciência da informação”, contando que ela fosse a sua ciência da informação, baseada na sua informação específica.[...]”. Cada parte de uma organização (setores especialistas) quer ter a sua informação, o seu sistema de informação.


Quanto ao texto de Belkin me identifiquei com a sua abordagem sobre “Informação como estrutura”. Citando Thompson, destaca que “[...] a informação pode ser considerada como a estrutura resultante, ou organização, mais que um evento em si mesma. [...]”