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quinta-feira, 10 de junho de 2010

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO & ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DA INFORMAÇÃO UMA EQUAÇÃO A SER CONCLUÍDA TI + OUI * 1P = 2S

Equação simplificada: TI-Tecnologia da Informação, OUI-Organizações Usuárias da Informação, P-Planejamento, S-Satisfação.
A capacidade de sistematizar, organizar e viabilizar o acesso e controle de dados e informações, pelas funções de TI, trouxe uma verdadeira explosão de demandas e expectativas sobre as unidades e especialistas da área, que atualmente é obrigada a conviver com uma verdadeira crise de confiabilidade entre seus especialistas e usuários demandantes de soluções. Isso tem ocorrido pelo excesso de respostas que a TI por diversas vezes é “obrigada” a dar pelo tratamento de problemas que não são de sistematização de informações e sim de gestão. Um destaque que devemos tecer é a essencialidade do alinhamento sistêmico de necessidades de informação em distintos níveis organizacionais que requer articulação de atividades e processos, gerenciamento dinâmico e integrado muitas vezes em estruturas verticais e burocráticas.

Um tema recorrente na literatura de TI é o conceito de alinhamento estratégico (Lockamy e Smith, 1997), surgido nas empresas ocidentais quando muitas corporações perceberam que estavam desenvolvendo sistemas de informação os quais não sustentavam suas estratégias de negócio (Bensaou e Earl, 1998). Nessa perspectiva, o alinhamento é visto como um mecanismo de defesa contra os comprovados fracassos do passado e os riscos cada vez maiores do futuro e também como busca de um novo equilíbrio entre ambiente interno e externo. Assim, a principal preocupação de uma organização envolvida com a implementação de TI passa a ser a integração do processo de planejamento estratégico da TI ao processo de administração estratégica corporativa, em um contexto de mudança constante (Kovacevic e Majluf, 1993). (Apud Pitassi, Leitão, 2002).

É claro que também existem outras situações motivadoras de insatisfações nos atendimentos realizados pelas equipes de TI, porém, cada empresa possui sua peculiaridade, mas, de modo geral, essa situação de crise de respostas por excesso de demandas levou fornecedores especialistas, profissionais e gestores de TI a situações extremas de insatisfação por seus demandantes, organizações usuárias de soluções. As equipes de TI vivenciam hoje pelo menos dois tipos de realidade, a positiva ao extremo e a negativa ao extremo.
Para muitas organizações, a TI é a razão de ser da empresa, grande aliada, é o meio que mais viabiliza resultados e gera valor para toda a operação, para clientes finais e demais partes interessadas. Para outras organizações, a TI é a responsável pela falência de negócios, ou pela crise de desempenho de projetos inacabados ou mal suportados pela unidade especializada em TI na empresa ou em terceiros.

Observando os conceitos básicos de TI e os casos críticos de insatisfação na área, é possível verificar que uma solução para gerir dados e informações que se utilize da TI, por mais automatizada e informatizada que seja a cadeia de valor para a qual as soluções em TI são desenvolvidas, deve ter o seu projeto de desenvolvimento e implantação gerido conjuntamente por especialistas em negócios e usuários. Um projeto que responde pelo desenvolvimento de aplicações em TI não pode ser uma iniciativa na qual a maior parte das atividades esteja nas mãos dos profissionais de TI.
O que se quer dizer é que tão importante quanto o aporte de uma solução de tecnologia de informação com todos os seus componentes (hardware, software e telecomunicações), é a gestão e a participação dos demandantes, usuários e líderes, na definição e execução de processos e metodologias de trabalho que possam especificar, desenvolver, implementar e melhorar as soluções geradas para tratamento de dados e informações. Alvo e objeto da atenção e ação dos especialistas em TI, porém, produto gerado pelos gestores e técnicos de cada atividade de uma organização no âmbito da gestão e execução geradoras de valor, o dado e a informação são o alicerce e ao mesmo tempo, o resultado essencial de processos e soluções em sistemas de informação baseados em tecnologia da informação.

Por isso, gerir dados e informações para obter “excelência” empresarial requer liderança, coordenação e sinergia entre três fatores críticos estratégicos: pessoas, processos e tecnologia. Se observarmos os dois primeiros fatores, eles estão diretamente vinculados à órbita de ação do gestor de atividades de negócio, apenas a tecnologia com sua justa relevância e essencialidade é que está na órbita de ação dos especialistas de TI.
Andrew Mcafee em seu artigo “ Os três mundos da tecnologia da informação” para a Harvard Business Review demonstra esta mesma atenção a necessidade de liderança e gestão em projetos de implantação de soluções em TI, uma vez que eles devem ser pensados como mecanismos que influenciam a mudança nos modelos de gestão organizacional.

Andréa Guimarães Nunes.
10/06/2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Conceitos & Conflitos nas Definições de CI



Segundo H.Borko


CI é uma ciência interdisciplinar que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam o fluxo e o uso da informação...


Falando em uso da informação... Viva o usuário da informação... !


Continua em breve !