Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Respostas Profª Kira em 11/01/11 Ref.: Perguntas WICI

Prezada Andréa,

Respondo às suas pegruntas abaixo.Atenciosamente, Profª Kira

> Pergunta 1: A metodologia "Janela de Johari" pode ser utilizada como uma> ferramenta de diagnóstico de maturidade em aprendizado organizacional ?

Sim esta técnica, e não metodologia, pode ser usada para auxiliar no diagnóstico de maturidade em aprendizado organizacional, mas deve estar vinculada a outras técnicas, como por exemplo ao SWOT, que identifica os pontos fortes e fracos da organização, ameaças e oportunidades, em relação a objetivos e estratégias organizacionais.

> Pergunta 2: Como a senhora relaciona as resultantes desta técnica com o fato> das organizações viverem na sociedade da informação e conhecimento,> dinâmica, onde tudo pode ser modificado, atualizado a todo momento, onde a> informação é altamente perecível ?

Esta técnica, aliás como todas as tecnicas organizacionais deve ser contínuamente utilizada. Sempre quando a organização muda os seus objetivos e estratégias e também quando adquire novos patamares deconhecimento.

>> Breve contextualização: se uma empresa percebe-se no quadrante " sabe que> não sabe " por exemplo, como deve se programar para vencer o desafio da> conquista de informações e conhecimentos essenciais aos seus negócios e> mantê-los em atualização suficiente na dinâmica e volátil sociedade da> informação e do conhecimento ? Como podemos afirmar que " tal " organização> " não sabe " em que parâmetros de tempo e conteúdo ? pois o que hoje pode> caracterizar o " não saber " amanhã em um futuro breve " o saber " passa a> ser outro...

Na nova sociedade o aprendizado deve ser contínuo. Por isto a sociedade da informação e conhecimento é também chamada de sociedade do aprendizado, portanto, a aplicação de técnicas para a sua mensuração também deve ser constantemente renovada em função a novos parâmetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário