Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 7 de agosto de 2011

Brenda, Choo, Nonaka & Takeuchi !

Chun Wei Choo e Brenda Dervin apresentam-se como estudiosos vinculados a uma corrente de pensamento ancorada no fator humano, nos aspectos sutis da cognição, dos sentimentos, da razão e da influência do ambiente nos indivíduos produtivos que são agentes pressupostamente capazes de: interpretar ocorrências externas nos ambientes em que suas organizações ou os próprios atuam, produzir conhecimento, buscar inovações e tomar decisões.

Este contexto relevante, dinâmico e amplo em suas diversas dimensões de investigação motiva-nos à realização de estudos que intensifiquem esforços pela compreensão da relevância do usuário da informação, da gestão dos resultados pelo uso da informação e das variáveis intangíveis  que afetam os indivíduos produtivos em seus diversos níveis organizacionais.

Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka abrem sua obra "Gestão do Conhecimento" com a temática "Criação e Dialética do Conhecimento". Destacam um comentário de F.Scott Fitzgerald "o teste de uma inteligência diferenciada é a capacidade de manter duas idéias opostas em mente, ao mesmo tempo, e ainda manter a capacidade de funcionar". "Uma inteligência diferenciada iniciará com a premissa de que a vida é formada de opostos [...]. Temos que viver com o paradoxo, aceitá-lo, enfrentá-lo, tirar sentido dele e usá-lo para achar um melhor caminho."

Estes autores, ousaram. Enfrentaram o complexo, o intangível, o variável, como desafios empíricos de investigação científica.

Este é apenas um comentário, um post, de quem ensaia estudos de usuários de sistemas de informação para as dimensões da Educação e da Saúde de indivíduos produtivos, trabalhadores da indústria brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário