Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de março de 2010

Objetivos do Projeto: Gestão do Uso de Informações em Sistemas para Monitoramento do Ambiente Externo

OBJETIVO GERAL DO PROJETO: desenvolver um processo de gestão do uso da informação de sistemas para monitoramento do ambiente externo, com base na sistematização dos resultados obtidos e pretendidos pelos usuários.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Descrever os perfis dos usuários e suas necessidades de informação. Pretende-se identificar o perfil sócio-cultural dos usuários em seus diferentes níveis organizacionais. Informações como: gênero, faixa etária, renda, formação educacional, preferências de leitura e acesso a informação, atividades profissionais entre outras variáveis serão investigadas. Estima-se identificar aspectos relacionados às dimensões de domínio afetivo, cognitivo e psicomotor.
b) Mapear situações de uso e não uso das informações pelos usuários. Pretende-se identificar e documentar as situações e as razões que determinaram o uso ou a não utilização da informação na dinâmica de trabalho dos respondentes, nas fases de planejamento, execução e avaliação de projetos.
c) Identificar resultados obtidos e pretendidos com o uso das informações (benefícios e dificuldades percebidas pelos usuários). Pretende-se investigar resultados de ordem técnica, institucional, social e econômica, sistematizando-os de forma a permitir comparações, análises e projeções.
d) Estruturar um processo de gestão do uso da informação para monitoramento do ambiente externo (inteligência). Pretende-se analisar requisitos e critérios de gestão organizacional que possam contribuir com a implantação eficaz de um processo de gestão do uso da informação. Será considerada a análise de contribuições da metodologia Dirks desenvolvida por especialistas do Arquivo Nacional da Austrália. Por fim, finaliza-se o estudo pela estruturação de um processo que contribua com a gestão de sistemas de informação, vinculando-os às necessidades e resultados esperados pelos usuários no que tange ao uso de informações do ambiente externo, de forma prática e adaptável a diferentes realidades organizacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário