1. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: como sistematizar os resultados obtidos e pretendidos com o uso das informações de sistemas para monitoramento do ambiente externo?
Historicamente é possível identificar uma crescente percepção no valor da informação. “A informação é a chave do desenvolvimento da inteligência competitiva, enquanto permite, pela estruturação e análise, criar conhecimento para seus usuários[...]” (TARAPANOFF, 2006, p.81).
Historicamente é possível identificar uma crescente percepção no valor da informação. “A informação é a chave do desenvolvimento da inteligência competitiva, enquanto permite, pela estruturação e análise, criar conhecimento para seus usuários[...]” (TARAPANOFF, 2006, p.81).
O processo de valorização da informação cumpre algumas fases e passos lógicos. Estes passos podem ser assim distribuídos: conhecer muitas informações, apreender sobre as informações, juntar e guardar informações úteis, selecionar, analisar e filtrar informações de maior valor, organizar as informações de forma lógica, valorizar as informações, disponibilizar e usar as informações. Para organizar as informações, deve-se avaliar e dar atenção às questões de uso de tecnologia moderna de banco de dados, de agilidade de acesso, de produtividade, de menor custo de operação e maior retorno, seja financeiro, seja de conhecimento ou situacional. (Rezende; Abreu, 2006, p. 99-100).
Um grande problema das organizações, reside em como sistematizar e usar informações externas e internas para a melhoria de processos gerenciais, operacionais e projetos, em suas diversas atividades.
De acordo com Choo (2006, p.31): “[...] A organização do conhecimento possui informações e conhecimentos que a tornam bem-informada e capaz de percepção e discernimento. Suas ações baseiam-se numa compreensão correta de seu ambiente [...].”
Um grande problema das organizações, reside em como sistematizar e usar informações externas e internas para a melhoria de processos gerenciais, operacionais e projetos, em suas diversas atividades.
De acordo com Choo (2006, p.31): “[...] A organização do conhecimento possui informações e conhecimentos que a tornam bem-informada e capaz de percepção e discernimento. Suas ações baseiam-se numa compreensão correta de seu ambiente [...].”
Muitas ferramentas destacadamente as baseadas em tecnologia da informação, foram concebidas e apresentadas ao mercado como soluções capazes de viabilizar o acesso e uso da informação. No entanto, a essência frente à problemática do uso de informações e produção de conhecimento, está baseada em diversos fatores, dentre eles aqueles relacionados a comportamentos e cultura das pessoas (usuários da informação). Esta problemática vincula-se à complexidade do desenvolvimento de estudos de usuários.
Para inferir o comportamento dos usuários na sua interação com a imagem da IHC (Interface Humano-Computador), é preciso saber suas necessidades de informação, de domínio afetivo; onde e como eles vão encontrar informação, de domínio cognitivo; e a execução de seus caminhos físicos, de domínio psicomotor. (RAMOS et al., 2000, apud KAFURE, 2004, p.3).
Outro fator determinante da problemática relacionada ao uso da informação, refere-se à ausência de um modelo de gerenciamento adequado a realidade de cada organização que integre os fatores: pessoas, processos e tecnologia. Estes fatores podem ser considerados componentes essenciais para o planejamento, desenvolvimento, implantação e melhoria de sistemas de informações.
Outro fator determinante da problemática relacionada ao uso da informação, refere-se à ausência de um modelo de gerenciamento adequado a realidade de cada organização que integre os fatores: pessoas, processos e tecnologia. Estes fatores podem ser considerados componentes essenciais para o planejamento, desenvolvimento, implantação e melhoria de sistemas de informações.
Para tratar o fator pessoas é necessário estabelecer estratégias e ações que possam garantir o engajamento de usuários, equipes técnicas desenvolvedoras de sistemas e lideranças (decisores) desde a etapa de planejamento até a implantação. O fator processos requer um importante “exercício organizacional coletivo” para: mapear, analisar e dimensionar adequadamente os processos de trabalho, de forma a identificar especificamente as necessidades de aporte de soluções tecnológicas evitando sobreposições, subdimensionamentos ou superdimensionamentos de aplicações e ferramentas. O fator tecnologia é a variável final catalizadora de resultados e eficiência, porém, requer o tratamento anterior dos fatores pessoas e processos como condição determinante para obtenção de resultados no uso das aplicações tecnológicas.
Neste sentido, observam-se esforços de diversas organizações em criar mecanismos e condições para prover suas estruturas operacionais e gerenciais de informações qualificadas de origem externa e interna, incentivando o seu uso e a gestão baseada em informação e conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário