Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de março de 2010

Um projeto, justificado !

JUSTIFICATIVA

Grande parte dos sistemas de informações estruturam-se essencialmente por meio de uma interface baseada em tecnologia da informação.

[...] A falta de modelos tem levado a acreditar que simplesmente padrões técnicos estabelecidos, adaptados à tecnologia, seriam suficientes para obter sucesso na usabilidade [...] (SILVEIRA,2003 apud KAFURE,2004 p.3).

[...] Uma das limitações atuais da interatividade, e principalmente, para usuários sem conhecimento de IHC (Interface Humano Computador), é que os sistemas disponibilizados têm sido desenvolvidos com base numa coleta de informações que não considera, no planejamento geral, passos tão fundamentais, como a participação dos usuários, a identificação de suas necessidades, de sua tarefa [...] (KAFURE, 2004 p.3).

Neste sentido, justificam-se esforços científicos com o intúito de prover as organizações de estudo qualificado que instrumentalize o desenvolvimento de sistemas de informação, que possam monitorar informações do ambiente externo. Basear a estruturação destes sistemas (núcleos de inteligência) em aprofundado estudo de usuários viabilizará a sistematização dos resultados obtidos e pretendidos com o uso da informação, tangibilizando-os e qualificando-os o suficiente para instruir a estruturação de um processo de gestão do uso da informação, que proporcionará dentre outros benefícios, além dos já citados neste projeto, a realização de análises de custos versus resultados para as organizações.

É pertinente destacar os três modelos de uso da informação organizacional propostos por Choo, quais sejam:
a) criação de significado que remete a organização a resultados de análise da informação externa que demonstrem ambientes externos interpretados;
b) construção do conhecimento que proporciona novos conhecimentos explícitos e tácitos para a inovação;
c) tomada de decisão que leva a organização a um comportamento racional e orientado para objetivos. Neste contexto, o autor faz uma relevante análise quanto aos comportamentos dos usuários da informação. Tal análise justifica a importância de estudos nesta área que sirvam como insumo para o alcance de resultados e o aproveitamento de sistemas de informação.

As pessoas coletam informações ostensivamente para tomar decisões, mas não as utilizam. Pedem relatórios, mas não os lêem. Lutam para participar de processos decisórios, mas depois não exercem esse direito. As políticas são vigorosamente debatidas, mas sua implementação é realizada com indiferença. Os executivos parecem gastar pouco tempo para tomar decisões[...]. (CHOO, 2006, p.46-47).

Para avançar em uma gestão organizacional baseada em dados, informações e conhecimento, a concepção e planejamento de projetos e programas nas áreas sociais deste estudo de caso, devem estar fundamentados e alinhados às tendências e possibilidades de inovação do mercado social, o que requer sistemática análise de informações do ambiente externo. Os modelos de uso da informação organizacional propostos por Choo, são pertinentes para instruir e fundamentar o presente estudo.

Com o aumento da velocidade dos negócios (Gates, 1999), com o desenvolvimento das tecnologias de integração com parceiros (Venkatraman,1994) e com a transformação das estruturas organizacionais (Tapscott e Caston,1993), a própria natureza da organização estaria mudando. Nessa perspectiva, o desenvolvimento contínuo da capacidade tecnológica de compartilhar e usar a informação teria o poder de redefinir negócios e indústrias e de mudar a natureza da vantagem competitiva (Evans e Wurster, 2000). (GATES,1999; Venkatraman,1994; Tapscott; Caston,1993; Evans;Wurster, 2000 apud PITASSI;LEITÃO, 2002, p.79).

O compartilhamento e aplicação das informações apoiarão o planejamento e execução de iniciativas (processos e projetos), tornando-os cada vez mais capazes de contribuir com os objetivos estratégicos da entidade em estudo e de outras organizações, sejam elas de natureza empresarial ou governamental. Por isso, o desenvolvimento de um processo de gestão do uso da informação com base em resultados sistematizados, obtidos e pretendidos pelos usuários, proporcionará condições adequadas ao gerenciamento e desenvolvimento de sistemas de informação com foco em resultados estratégicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário